segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Se passou a primeira década do século XXI - Parte III

Para completar, gostaria de falar de alguns aspectos relevantes fora do âmbito geopolítico global.

O primeiro seria a música. Bom ou ruim, dois ritmos ganharam muita força no cenário brasileiro: O funk e o hip hop. Chuvas de MC's hauhaahaua, principalmente no Rio de Janeiro, fizeram do ritmo de origem popular uma febre até em camadas abastadas da sociedade. Agregado a ele, infelizmente, algumas vezes menções de apologia ao tráfico de drogas e apelo sexual com diminuição ou mulher como objeto sexual, figurações não muito diferentes do Hip Hop. O estilo norte americano invadiu as rádios brasileiras com muita força na última década.. cantores como Rihanna, Ne-yo, Jay-Z, Beyoncé, Eminem, T.I., Jay-Z, Chris Brown ( poderia escrever umas 10 linhas kkkk ) .... viraram febre entre os adolescentes e até alguns adultos. No ritmo, se vêm muitos clipes suntuosos com Lamborghinis, Porches... muito luxo e ostentação, além de espetaculares mulheres cercando "o cantor" coberto por outro, prata e roupas folgadas. Outros nomes de destaque na década, digamos, foram bandas/cantores como Coldplay, Lady Gaga, Shakira ( que cantou na abertura da Copa do Mundo de 2010 ), Nickelback e The Killers, este último em especial eu gosto muito. Além, é claro, do ritmo mais odiado por muitos e mais amado por alguns, o emotional hardcore, ou emo. kkk Não só presente na música, a moda emo tem um estilo de vida próprio, com cabelo, roupa e até jeito de ser e escrever no msn diferenciado, "mAiX ouU MêNuX axinNn dEsSí JEíToôh XD :P"... Brincadeiras a parte, a moda vinda dos EUA ganhou força no Brasil na década de 2000, principalmente entre os pré adolescentes e adolescentes, com bandas como NXZero ou Fresno.

Para o lado da tecnologia pode-se destacar, entre tantas e tantas novidades, o avanço e a democratização do acesso a Internet pelo Mundo todo. Só para se ter uma idéia, segundo pesquisas da ONU, em 2001 haviam cerca de 8 milhões de usuários de internet no Brasil ( eu já era um deles \o/  ) e em 2008 o número já chegava a cerca de 72 milhões de usuários, em 2010 provavelmente mais ainda . Ou seja, 9 vezes mais em apenas 7 anos. Mas essa questão da internet no Mundo merece uma postagem só pra ela. Outra dado interessante foi o de países pelo mundo que se "emanciparam" nessa década, ou seja, ficaram independentes. Excluindo-se os parcialmente reconhecidos mas já autônomos, nasceram 2 novos países, Timor Leste e Montenegro ( o caçula ). Embora algumas vezes seja muito complicado definir se um país é de fato independente ou não, como acontece na Palestina ( não reconhecida por Israel ) ou Taiwan ( não reconhecido pela China ).

Falando em China, esta foi um dos destaques dos anos 2000. O que era um país bastante pobre a 20 anos atrás, despontou com recordes de crescimento econômico e recentemente se transformou na segunda maior economia do Mundo. Claro, ainda não tem o padrão de vida dos países desenvolvidos, inclusive por aqui no Brasil ainda se vive melhor, mas por lá vem ocorrendo um enriquecimento absurdo em um espaço de tempo bastante curto.

Outro fator que se destacou foi o avanço da medicina e biologia. No ano passado inclusive foi anunciado o desenvolvimento de um ser vivo em laboratório ( isso mesmo ! ... http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cientistas-criam-vida-artificial-laboratorio-561878 ). Os cientistas conseguiram mapear todo o DNA de uma bactéria específica ( o que levou cerca de 15 anos, mapear o genoma humano levaria infinitamente mais tempo ) e conseguiram reproduzir artificialmente em computador o DNA desse microorganismo, "sendo a primeira bactéria viva capaz de se reproduzir com genoma artificial". Algo com certeza inimaginável a algum tempo atrás.
É isso, claro que ainda falta falar de muita coisa, mas 10 anos é muito tempo e abordar tudo ( que é difícil até mesmo de lembrar ) tomaria centenas de parágrafos. Agora nos resta esperar o que a década de 10 do século XXI reserva ao Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário