quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Por trás da realidade que vivenciamos: A CULTURA!

Uma das matérias mais legais do primeiro período era Antropologia. Antropo = Homem, logia = estudo; então, estudo do homem. Essa era a concepção que eu tinha antes de cursar a matéria: ela estuda a humanidade... tá, mas o que dela exatamente? Eu não tinha a menor idéia. O fato é que antropologia estuda o homem cultural, diferentemente da biologia que estuda o homem como ser biologico. Muito mais do que eu poderia imaginar, a antropologia abre a mente em relação a coisas que são tão intrínsecas dentro de nós, que as vezes nem notamos. Tive a matéria com o maior especialista em Oriente Médio do Brasil e um dos maiores do mundo, do núcleo de história e antropologia da UFF, assim sendo possível imergir dentro do mundo da cultura e pensar o mundo muito mais do jeito que ele é, mas por que ele é dessa forma e por que as pessoas se comportam de determinado modo. É claro que foi uma abordagem introdutória e pouco específica do estudo, isso é mais pra quem fez Ciências Sociais, mas de qualquer forma, foi bem esclarecedor.

Pra começar, é interessante notar como certas coisas que para nós são simples mas tão importantes, como dormir com o travesseiro embaixo da cabeça, não faz parte de imaginário de certos povos indígenas, que não sentem a menor falta e tendem até a ter menos problemas de coluna do que nós, que quando dormimos sem esse "indispensável" acessório noturno, acabamos por ter dores e desconfortos, fatalmente. Nosso organismo, nosso jeito é muito moldado pela cultura em que vivemos, muito mais do que imaginamos. O meio onde vivemos também influencia, mas não é tudo, afinal existem "N" possibilidades para um povo ser do jeito que é, mesmo morando em locais similares...  Certas comunidades eram matriarcais, sendo a mulher a líder e a provedora da família, sendo que isso cause quaisquer desconforto ao homens, eles nem entenderiam o por que de causar, se alguém viesse dizer; outros grupos sequer sabiam o que é guerra. É, pois é.... guerra para nós é algo inerente ao mundo e nós nunca paramos para pensar se o homem já nasceu sabendo o que era isso..

Não! Isso também é um aspecto cultural, pois é provado que muitos povos na América pré colonial não sabiam o que era guerra ou atacar com armas ( eles não entendiam por que chegar e matar alguém ) um povo vizinho e era impossível explicar-lhes, pois não entrava na cachola mesmo. Havia também um povo que não sabia o que era um laço familiar ou amizade. Por lá, as crianças eram totalmente destratadas e viviam as margens da sociedade, o sexo era feito de forma quase que "instintiva" e todo mundo desconfiava de todo mundo. Se viviam em comunidade, era por que não sabiam viver de outra forma, mas não existia nenhum tipo de laço bom entre eles, estavam sempre desconfiados uns dos outros, "passando a perna" em quem fosse e se matando, quase que literalmente. 

Felizmente.... nossa sociedade tem resquícios disso, mas já aprendeu o que são direitos humanos, leis e discernir como viver da melhor maneira possível. Aprendemos o que é consciência e o que é certo e errado, para muitas civilizações antigas isso não existia. Pois é, até o certo e o errado é um fator cultura, graças a Deus temos essa visão de mundo hoje, mas..... "graças a Deus"? Religião também é cultural haauhahuahauha Afinal se não formos educados da existência de Deus, ou pelo menos ouvirmos falar a respeito, dificilmente teremos a imaginação de pensar em algo tão complicado de se ter noção quanto Deus. E é claro, tudo que acontece no Mundo, os habitos, a convicções do tipo: "Uma pessoa tem que agir assim e não assado"; "Isso é um absurdo, já isto é louvável"; é fruto disso! Então é bom pensar que uma verdade absoluta para você pode ser, acredite, relativa. Só não relativizamos tudo por vivemos dentro de uma cultura o ideal é se adequar um pouco a ela, por que se não vira zona e a cultura está tão enraizada que não temos vontade de muda-la, pois isso é soa estranho, que dá medo.

É interessante notar também que quase todas as culturas do mundo, hoje, estão interligadas, e a tendência é que não exista cultura específica e que todas estejam entrelaçadas, porém cada uma com a sua particularidade. As trocas culturais são responsáveis pelas metamorfoses e pelas mudanças no modo de pensar dos povos através do tempo.

3 comentários:

  1. Nossa mano! Você é muito foda!! Concordo plenamente com tudo que foi abordado neste tema, e no blog como completo... Parabéns...!

    ResponderExcluir
  2. Antropologia foi uma das matérias mais interessantes do 1º período da Facul. Saber,entender e respeitar as diferenças é preciso! Não necessitamos aceitar, o que de fato não vai acontecer porque somos totalmente etnocêntricos, mas ter o conhecimento e não medir as outras culturas em balanças totalmente ocideantais!!!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Bruno. É muito difícil vencer a barreira da nossa própria cultura, praticamente impossível, mas tentar compreender e respeitar é sempre valido.

    ResponderExcluir