segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Somália - Homens e mulheres proibidos de apertar as mãos

Saiu no www.msn.com.br um artigo interessante da BBC: http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=27175226, com o seguinte título:

"Radicais proíbem aperto de mão entre homem e mulher na Somália"

O artigo fala a respeito de um grupo político que domina uma cidade chamada Jowar, no sul da Somália, que teria proibido pessoas de sexos diferentes de apertarem as mãos e até mesmo de andar lado a lado na rua, caso não sejam da mesma família, podendo sofrer punição através da Sharia ( leis islamicas ), provavelmente com "flagelação em praça pública" . A Somália é um país totalmente dominado pelo poder paralelo, lá o governo simplismente não manda em nada além de uma pequena parte da capital do país e só existe unidade na teoria e no mapa, pois na prática existem vários e vários chefões e "lideres" tribais que mandam e fazem o que querem na sua região. O fato é que por mais que no mundo todo existam ditaduras odiosas e absurdamente anti liberdades individuais.. essa da Somália bateu todos os recordes, podendo deixar até o rei e ditador da Arábia Saudita impressionado ( ou então orgulhoso ) com tamanha limitação na vida alheia... 


O argumento em nome do islamismo serve apenas de desculpa para tornar a vida das pessoas um verdadeiro inferno, em que tudo não pode ou vai contra a religião. Para aumentar ainda mais o absurdo, na reportagem também se comenta que as rádios da região foram proibidas de tocar músicas, pois canções foram consideradas pelos grupos radicais do país como "manifestações anti-islâmicas" e agora são transmitidos poemas muçulmanos. "Em 2009, militantes chegaram a proibir filmes e futebol e obrigaram os homens a usarem barbas em algumas regiões." Seria muito cômico se não fosse trágico! E nem vou entrar muito no questão da fome e miséria absoluta em que se encontra esse povo, onde ter comida em casa diariamente já é um desafio... É muito atraso. Em que época eles estão? Talvez os europeus nos feudos da Idade Média vivessem melhor e tivessem mais liberdade. O que vão fazer agora? Proibir esses somalis de respirar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário