Pois é pessoal, 10% do século já se foi e com ele uma década de mudanças na política, na música, moda, etc.. Gostaria aqui de fazer uma breve análise do que foram, pra mim, esses 10 anos e destacar os fatos mais relevantes e aspectos interessantes da década. Pra começar, é bom lembrar de algo que ocorreu logo no início dos anos 2000, lá no dia 11 de setembro de 2001:
- O atentado ao World Trade Center. Mais do que um atentado terrorista, o 11 de setembro marcou claramente o início do século XXI com o nascimento de um período pós guerra fria ( depois de uma década de 90 próspera e de liderança mundial para os americanos ) onde a maior preocupação dos Estados Unidos passa a ser seus inimigos invisíveis; os extremistas islâmicos e governos de países de regimes totalitários que pregam o anti americanismo. Nada de inimigos com poderio bélico equivalente, agora a questão é outra, a questão agora é vigiar, controlar o fluxo de pessoas e proteger o país de homens que morrem não tem o mínimo medo de morrer, eles "morrem por Alah". Melhor deixar a legitimidade da invasão do Afeganistão e do Iraque para outra postagem, mas fico aqui a ressalva para esse momento triste e ao mesmo tempo delimitador na história dos EUA e do Mundo.
- Em 2002, o Euro entra em vigor nos países da União Européia. Este fato foi muito importante para demonstrar a superação dos países europeus em um bloco econômico, instaurando uma única moeda para todos os seus membros, algo inédito. O Euro veio e vem até hoje concorrendo fortemente com o Dollar, o que mostra que agora temos mais de um pólo de poderio econômico no Mundo além dos EUA, sendo a Europa um deles.
- 2004: Tsunami no oceano índico. Não foi um fato qualquer, foi uma das maiores catástrofes naturais já ocorridas na humanidade. Em dezembro de 2004, um dia após o Natal, um terremoto de magnitude entre 9,1 e 9,3. ( um dos piores da história ) é registrado no Oceano Índico, próximo a Ilha de Sumatra, na Indonésia. Enormes onda gigantes de 10m foram formadas atingido diretamente o litoral de diversos países num raio de mais de 5.000km, desde Madagascar, Somália até a Indonésia e ilhas do pacífico, matando cerca de 220 mil pessoas. Foi uma catástrofe natural impossível de ser esquecida, infelizmente. Só como comparação, nos atentados de 11 de setembro cerca de 3 mil pessoas perderam a vida.
Continua..
Nenhum comentário:
Postar um comentário