terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Angola - O Tigre Africano?

Algum tempo atrás saiu uma notícia afirmando que Angola, um país africano arrasado pela fome e guerra até 9 anos atrás tinha sído praticamente o recordista em crescimento econômico na última década; a economia do país teria crescido acima dos 10% ao ano. Até 2002, Angola vivia uma complicada guerra civil que ocorria praticamente desde a independência do país de Portugal, em 1975.

Comum em países africanos, várias tribos inimigas disputavam o poder em um território composto por várias etnias diferentes... nessa época, a maioria dos portugueses já haviam abandonado a ex-colônia. Com o fim de guerra civil, que deixou pelo interior da nação varias minas terrestres que fazem vitimas até hoje, abriu-se caminho para o investimento estrangeiro, Angola é muito rica em petróleo. Estados Unidos, Portugal, Brasil e principalmente a China, viram no país uma possibilidade de investimento muito lucrativo... São construídos novos prédios comerciais, condomínios e mais condomínios fechados para abrigar os profissionais que vêm de outros países para trabalhar na coordenação do setor petrolífero e de construção, enquanto os habitantes africanos majoritariamente fazem os serviços que pagam mal, na base da hierarquia. Não que não haja uma elite e uma classe média nativa em ascensão, com angolanos de fato melhorando socialmente, mas nesses condomínios citados, por exemplo, a segregação fica bem clara. Os chineses têm seu espaço próprio, onde só estes podem viver ali.. em geral o tamanho de suas casas variam com o cargo ocupado, existindo também um refeitório para todos que habitam o local, onde da mesma forma trabalham apenas profissionais chineses. Com os funcionários norte americanos ocorre o mesmo, vivendo em condomínios murados só deles.

Por enquanto, praticamente só a capital do país, Luanda, viu uma grande transformação no seu espaço urbano; por lá surgem novos e modernos edifícios - inclusive a empresa brasileira Odebrecht vem investindo pesado em Angola -  os carros circulando são, em geral, modernos, aparecem novos projetos de shoppings centers e um estágio de futebol de primeiro mundo, além desses condomínios de classe média citados, sendo eles de estrangeiros ou não. Apesar disso, até então, pelo menos 60% - talvez mais - da cidade seja composta de favelas e o nível de violência é bastante acentuado, num país que agora vê o nascimento de novas classes mais abastadas com a maioria da população ainda vivendo na pobreza.

De qualquer forma, hoje Angola é a terceira economia lusófona - de países que falam português - depois do Brasil e Portugal... sendo uma nova fronteira inclusive para brasileiros formados no ramo da engenharia e do petróleo, garantindo-lhes excelente remuneração. Nos resta esperar para ver a situação de Angola em 10 ou 20 anos caso o país mantenha seu crescimento econômico entre os maiores do Mundo, sendo maior que o crescimento atual dos Tigres Asiáticos. Atualmente, a maior parte da população ainda vive na pobreza e miséria, mas com as transformações poderemos ver até uma abertura democrática do país, que é governo pelo mesmo ditador desde 1979, uma ascensão social considerável - apesar dos estrangeiros abocanharem uma parte disso - e, infelizmente, um provável aumento da desigualdade social.

Um comentário:

  1. Angola de fato é um país com forte crescimento econômico, depois do fim da guerra civil e do socialismo no país, as coisas começaram a andar e o país redesenhou seu futuro.

    ResponderExcluir