segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O virtual que transforma as relações concretas

Já estava a algumas semanas - como até citei numa postagem anterior - com vontade de criar um tópico pra falar especificamente de assuntos voltados ao universo da internet e da inclusão digital e claro, fazendo um paralelo para os temas costumeiramente abordados pelo blog. 

Primeiro, gostaria de destacar como os laços de amizade e relacionamentos amorosos estão se construindo no mundo da web, mundo que até 1995 praticamente não exisitia ou se limita a um grupo muito específico da população. A internet explodiu com uma velocidade absurda e mudou a configuração da sociedade moderna, suas formas de relação e organização. Estava vendo o programa "Entre aspas" no Globo News dia desses e me deparei com uma discussão que tem muito a ver com isso, num campo até mais amplo. A internet, através de pc's, mensagens de celulares e outros aparelhos de comunicação relativamente recentes está mudando e tornando muito mais veloz a forma de se fazer revolução e mudar histórias políticas de países. 

Um exemplo extremamente recente é o Egito...  foi através de sites de relacionamento como o Facebook, twitter e programas como o Msn possibilitando uma troca extremamente rápida de informações pelo país que foi muito mais fácil em pouquíssimo tempo inserir ideologias e organizar e promover protestos com um número muito grande de manifestantes que depois de 18 dias sangrentos derrubaram o presidente e ditador a 30 anos no poder, Hosni Mubarak. É claro que toda moeda tem dois lados, e a partir da internet fica bem mais fácil ao governo rastrear e perseguir os opositores. Mas...a troca de informações rápidas virtualmente é uma arma muito mais poderosa que qualquer ditador de meados do século XX poderia ter contra ele. Não adianta nem tentar cortar tudo isso, como fez o governo egípcio ao acabar com os sinais de celular e de internet: primeiro por que o circo já estava pegando fogo e a ideologia revolucionária já tinha sido espalhada entre a população, segundo por que existem maneiras de burlar virtuamente todos as barreiras colocadas pelo governo - dando o exemplo colocado pelo especialista no programa - como via telefone, através de uma ligação internacional, estabelecendo assim uma conexão através de outro país. Por tais motivos, um processo de revolução que antigamente duraria meses, hoje dura apenas 18 dias ( e com muita relutância do presidente em sair, pois na Tunísia ocorreu o mesmo e o outro ditador arrumou as malas em menos tempo ainda )...

O fato é que a partir de agora, com o Mundo mais globalizado do que nunca e a troca de informações acontecendo entre os quatro cantos do planeta em tempo real, fatos como esse vão se tornar cada vez mais frequentes, facilitando um pouco mais os governos de achar seus opositores ( o que também não será fácil, pois estamos falando de milhares de pessoas ), mas também colocando o povo numa ligação de intensidade jamais vista e propiciando revoltas populares de resultados muito mais rápidos e mudanças históricas cada vez mais intensas em espaços de tempo cada vez melhores. 

A internet mudou completamente a história, fazendo dela algo muito mais rápido, fazendo cada único mês ou ano ter uma riqueza de fatos relevantes muito maior que outrora... A internet e toda a tecnologia que temos hoje. As guerras são outro exemplo.. O conflito no Iraque ainda existe, mas a guerra oficialmente como acontecia antes, com bombas e batalhas entre exércitos que começou em 2003 se deu em apenas 3 meses. Foi preciso apenas 3 meses de Guerra para que os EUA dominassem totalmente o Iraque. E haja vista também a capacidade de destruição bélica atual, fica bem claro que numa outra eventual guerra, tudo ocorreria num processo extremamente rápido e de igual destruição que se dava antes em alguns anos ou décadas. O mundo ficou pequeno para as capacidades humanas atuais, a aviação cada vez mais se expande e atinge recordes de passageiros no decorrer dos anos, trêns de alta velocidade percorrem países continentais como a China e continentes inteiros como a Europa a 400 km/h. Nenhum lugar é longe demais, nenhum governo é impossível de ser derrubado.... 

Isso que é o interessante do mundo moderno em que vivemos, cada indivíduo tem uma participação muito maior na sociedade, qualquer um pode ser celebridade, é só colocar um video no youtube ( kkkkk ), nos resta agora usar todas essas novas ferramentas para promover a melhoria da sociedade, sanando questões relevantes e buscando o bem comum, pois tudo tem dois lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário