quinta-feira, 10 de março de 2011

Água, Combustível do Mundo

Pessoal, desculpe pela demora a atualizar o blog, é que com todos os feriados acabei me desligando um pouco das questões abordadas aqui, mas prometo retornar a postar com freqüência. 

O tema "água" e como trata-lá e resguardá-la vem ganhando cada vez mais uma importância nas discussões relativas a preservação, novos modos de vida, reaproveitamento e economia. O fato é que, hoje vemos o maior bem da Terra com uma importância maior do que sempre se viu, sua abundância tão incomensurável sempre fez com que pensássemos que a agua nunca acabaria ou deixaria de nos servir como sempre servira. Atualmente, numa evolução desse pensamento, já falamos em racionamento, em evitar desperdícios e até em reutilização e dessanilização. Sim, esta ultima faz todo o sentido né, é um processo que retira o sal e outras minerais da água do mar e transforma essa água em potável. Não poderia ser mais genial, pois segundo o Atlas National Geographic cerca de 97,5%  de toda água do mundo está nos oceanos, é salgada ( indisponível para consumo humano ). Países secos e desérticos, com recursos econômicos razoáveis ( pois o mecanismo ainda é caro ) como Israel já adotam esse processo para prover H2O limpa a sua população. 

Já o processo de reutilização é milenar, afinal quando se capta água da chuva para consumo próprio, se está reaproveitando uma água que já completou todo o ciclo de evaporação e precipitação, garantindo o sustento através da agricultura e a sobrevivência de populações ao redor do Mundo por séculos, mas este processo hoje ganha uma característica ainda mais refinada... Foram desenvolvidos processos de purificação da água super modernos, que podem fazer aquela inunda da sua privada se transformar naquela límpida que saí do seu filtro kkkkkk Apesar do tom de brincadeira e de parecer nojento, isso pode se tornar cada vez mais comum... mas não se preocupe tanto se você mora no Brasil, afinal ainda temos a maior reserva de água doce do Mundo. De qualquer forma, é bom termos consciência de que os tempos são outros e não dá mais para poluir rios e lagos, além de aquíferos, grandes reservas subterrâneas de água doce que fazem brotar rios e tornam possíveis poços artesianos na superfície.. Esta é a forma de abastecimento mais barata que o ser humano pode possuir, além de garantir a manutenção da biodiversidade e a estabilidade do clima, pois como se sabe, é a quantidade de água na superfície que define a quantidade de evaporação, chuvas e assim por diante.

Mas.. voltando aos métodos modernos de reutilização da água, uma vez assisti a um documentário no Nat Geo que falava justamente dos planos da NASA em criar uma base permanente na Lua ( coisa pra daqui a 10 ou 15 anos ), e como faria para garantir que uma pessoa sobreviva lá; o projeto prevê reaproveitar 90% da água utilizada, dando-lhe diversas funções, desde seu uso na cozinha, até a higiene pessoal. Novamente.. estranho não? Mas se não for utilizada uma refinidada tecnologia de purificação da água, os custos se tornariam mais exorbitantes numa ainda utópica vida na Lua. Voltando ao nosso Planeta, é interessante destacar também que - novamente segundo a National Geographic - 69% da água utilizada pelo homem se dá em processos agrícolas... outra questão que devemos levar em conta se quisermos reduzir o desperdício, começar pelo campo, mas como? É meio impossível diminuir o consumo de água sem reduzir a produção ou piorá-la, então nada mais justo que se dê um freio na super população da Terra e no consumo, que só tende a aumentar. Pode parecer uma visão exagerada, mas já existe uma população suficiente no planeta e problemas socio econômicos também suficientes; um controle de natalidade seria bem visto ou pelo menos uma política de convencimento a se ter menos filhos nos países mais pobres e com problemas em relação a água; a pobreza e a fome estão intimamente ligadas a seca, são duas questões complementares que agravadas pela desigualdade social e ausência de investimentos, se transformam em algo muito díficil de se solucionar. 

A água é o fator condicional para manter a vida, humana ou animal, em qualquer parte do Mundo, além de ser um diferencial econômico muito importante para qualquer país... ninguém quer depender do outro para ter esse bem tão precioso, todos querem garantir suas próprias reservas. Para que não hajam conflitos maiores em relação a isso temos que aliar melhor distribuição com infra estrutura, novas tecnologias de reutilização, economia ( parar de ficar lavando o carro por meia hora com a mangueira ligada ), dessanilização ( para países desérticos ou semi desérticos ), além de medidas de despoluição de rios e lagos e tratamento de esgoto nas cidades/campo e até controle populacional. Com todas essas medidas, ainda teríamos água para milhões de anos sem nos preocuparmos e a biodiversidade do planeta agradeceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário