segunda-feira, 28 de março de 2011

Urbanismo: Questão deixada de lado no Brasil - I

O que é exatamente urbanismo? A definição do wikipédia é a seguinte: "Urbanismo é a disciplina e a atividade relacionadas com o estudo, regulação, controle e planejamento da cidade (em seu sentido mais amplo) e da urbanização."

Quando se fala na qualidade de vida de uma cidade, não se pode falar apenas de aspectos que passam paralelos como nível de renda, estudo e etc. É preciso também se falar em planejamento urbano, em todas as suas instâncias. Seja ela no zoneamento das ruas, seja na arborização e  limpeza das vias, infra estrutura, na regulamentação de obras que não agridam a paisagem e não comprometam a infra estrutura local, além de tentar estimular projetos arquitetônicos mais arrojados, que enriqueçam a cidade. No Brasil, essa idéia ainda é um tanto vaga e pouco difundida, mas está inconscientemente na cabeça das pessoas. Quando você vai a um bairro mal urbanizado, sujo, você imediatamente tende a se sentir desconfortável, aquela visão inicial é extremamente desagradável... claro que com o tempo as pessoas vão se adaptando e se familiarizando com o espaço e a partir daí, passam a notar novos aspectos e peculiaridades locais que uma visão de "turista" não consegue captar, mas esse debate é melhor deixar com o Yi-Fu Tuan hehehe...

Felizmente no Brasil existem algumas cidades planejadas como Curitiba ou Maringá que são, teoricamente, exemplos a serem seguidos no Brasil... . Ambas têm o traçado planejado e são fartas em parques e áreas verdes, mas nem essas duas conseguiram chegar ao que se vê em muitos lugares fora do Brasil, embora sejam bastante acima da média do nosso país... primeira qualidade urbana no Brasil se limita a ruas ou no máximo em raríssimos bairros como Copacabana, mas nunca a uma cidade inteira. Urbanismo é também transporte eficiente, asfalto, calçadas bem conversadas e padronizadas e até aterramento de fiação dos postes. Pra exemplificar, peguei uma foto de duas avenidas próximas em nível de renda - renda média alta - no Rio de Janeiro, porém em uma delas a fiação é aterrada e na segunda não:

                                Av. N. S. de Copacabana

                                Rua São Clemente - Botafogo

Então, qual é a mais agradável? Acho que 99% das pessoas vão achar a primeira, não só pela ausência de fiação elétrica, mas também pela qualidade das calçadas. Na Av. N. S. de Copacabana elas são largas e homogêneas, já na rua São Clemente a calçada é apertada e variada - vai mudando de prédio para prédio - o que pode parecer bem menos agradável visualmente. Infelizmente mais que 90% das ruas no Brasil estão muito mais para a segunda rua ou bem pior do que para a primeira. Agora olhem a rua Voluntários da Pátria, no mesmo bairro de Botafogo, esta já passou por obras do programa Rio Cidade, foi totalmente remodelada e modernizada:


Então, sem comparação, não é mesmo? Embora discutir urbanismo seja muito mais do que falar de postes. Ainda gostaria entrar na questão Brasil x Exterior, que é o lado que ainda me deixa mais decepcionado, além de muitas outras questões que eu considero que fazem muita diferença em uma cidade. Fica para a parte II que postarei em breve!

Um comentário:

  1. esses bairros da zona sul do rio são horrorosos e os da zona norte idem..e a maior parte da zona oeste tambem; na epoca em que foram construidos, esses edificios de decadas passadas eram o supra-sumo do actual em pos-modernidade..

    é como brasilia, sp, ny, poa, montevideo, etc..cidades que tiveram um boom forte na metade do xx e viraram museus estagnados/decadentes diante das dubais, hong kongs e cia..

    ResponderExcluir