segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Se passou a primeira década do século XXI - Parte III

Para completar, gostaria de falar de alguns aspectos relevantes fora do âmbito geopolítico global.

O primeiro seria a música. Bom ou ruim, dois ritmos ganharam muita força no cenário brasileiro: O funk e o hip hop. Chuvas de MC's hauhaahaua, principalmente no Rio de Janeiro, fizeram do ritmo de origem popular uma febre até em camadas abastadas da sociedade. Agregado a ele, infelizmente, algumas vezes menções de apologia ao tráfico de drogas e apelo sexual com diminuição ou mulher como objeto sexual, figurações não muito diferentes do Hip Hop. O estilo norte americano invadiu as rádios brasileiras com muita força na última década.. cantores como Rihanna, Ne-yo, Jay-Z, Beyoncé, Eminem, T.I., Jay-Z, Chris Brown ( poderia escrever umas 10 linhas kkkk ) .... viraram febre entre os adolescentes e até alguns adultos. No ritmo, se vêm muitos clipes suntuosos com Lamborghinis, Porches... muito luxo e ostentação, além de espetaculares mulheres cercando "o cantor" coberto por outro, prata e roupas folgadas. Outros nomes de destaque na década, digamos, foram bandas/cantores como Coldplay, Lady Gaga, Shakira ( que cantou na abertura da Copa do Mundo de 2010 ), Nickelback e The Killers, este último em especial eu gosto muito. Além, é claro, do ritmo mais odiado por muitos e mais amado por alguns, o emotional hardcore, ou emo. kkk Não só presente na música, a moda emo tem um estilo de vida próprio, com cabelo, roupa e até jeito de ser e escrever no msn diferenciado, "mAiX ouU MêNuX axinNn dEsSí JEíToôh XD :P"... Brincadeiras a parte, a moda vinda dos EUA ganhou força no Brasil na década de 2000, principalmente entre os pré adolescentes e adolescentes, com bandas como NXZero ou Fresno.

Para o lado da tecnologia pode-se destacar, entre tantas e tantas novidades, o avanço e a democratização do acesso a Internet pelo Mundo todo. Só para se ter uma idéia, segundo pesquisas da ONU, em 2001 haviam cerca de 8 milhões de usuários de internet no Brasil ( eu já era um deles \o/  ) e em 2008 o número já chegava a cerca de 72 milhões de usuários, em 2010 provavelmente mais ainda . Ou seja, 9 vezes mais em apenas 7 anos. Mas essa questão da internet no Mundo merece uma postagem só pra ela. Outra dado interessante foi o de países pelo mundo que se "emanciparam" nessa década, ou seja, ficaram independentes. Excluindo-se os parcialmente reconhecidos mas já autônomos, nasceram 2 novos países, Timor Leste e Montenegro ( o caçula ). Embora algumas vezes seja muito complicado definir se um país é de fato independente ou não, como acontece na Palestina ( não reconhecida por Israel ) ou Taiwan ( não reconhecido pela China ).

Falando em China, esta foi um dos destaques dos anos 2000. O que era um país bastante pobre a 20 anos atrás, despontou com recordes de crescimento econômico e recentemente se transformou na segunda maior economia do Mundo. Claro, ainda não tem o padrão de vida dos países desenvolvidos, inclusive por aqui no Brasil ainda se vive melhor, mas por lá vem ocorrendo um enriquecimento absurdo em um espaço de tempo bastante curto.

Outro fator que se destacou foi o avanço da medicina e biologia. No ano passado inclusive foi anunciado o desenvolvimento de um ser vivo em laboratório ( isso mesmo ! ... http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cientistas-criam-vida-artificial-laboratorio-561878 ). Os cientistas conseguiram mapear todo o DNA de uma bactéria específica ( o que levou cerca de 15 anos, mapear o genoma humano levaria infinitamente mais tempo ) e conseguiram reproduzir artificialmente em computador o DNA desse microorganismo, "sendo a primeira bactéria viva capaz de se reproduzir com genoma artificial". Algo com certeza inimaginável a algum tempo atrás.
É isso, claro que ainda falta falar de muita coisa, mas 10 anos é muito tempo e abordar tudo ( que é difícil até mesmo de lembrar ) tomaria centenas de parágrafos. Agora nos resta esperar o que a década de 10 do século XXI reserva ao Mundo.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Se passou a primeira década do século XXI - Parte II

Fica aqui a continuação do tema abordado anteriormente..
Na linha do tempo, agora vamos pular para 2009..
- Neste ano, para fechar a parte das notícias trágicas, podemos destacar a triste queda do avião da Air France Rio - Paris com 228 pessoas a bordo no dia 1 de julho.

- Algumas meses antes, acontecia também um fato único nos EUA: em janeiro Barack Obama toma posse. O primeiro presidente não branco do país assume com uma grande responsabilidade, conter a enorme crise econômica instalada no país e no mundo em outubro de 2008.

- A Crise Econômica de 2008 ( ou crise do subprime ):  A bolha imobiliária de créditos ilimitados para imóveis nos Estados Unidos - falando de uma forma bem abreviada - gerou uma grande taxa de inadimplência, num efeito bola de neve, com perdas de capital em bancos e instituições de investimento, se propagando a todos os setores da economia e internacionalmente. Os EUA até os dias de hoje estão com problemas de alto desemprego.. na Europa as conseqüências foram ainda piores, apesar dos sinais de lenta recuperação econômica hoje na maioria dos países. O Brasil, em consequência da crise sofreu uma leve recessão em 2009, mas se recuperou e voltou a crescer com força em 2010.

Continua..

Se passou a primeira década do século XXI - Parte I

Pois é pessoal, 10% do século já se foi e com ele uma década de mudanças na política, na música, moda, etc.. Gostaria aqui de fazer uma breve análise do que foram, pra mim, esses 10 anos e destacar os fatos mais relevantes e  aspectos interessantes da década. Pra começar, é bom lembrar de algo que ocorreu logo no início dos anos 2000, lá no dia 11 de setembro de 2001:

- O atentado ao World Trade Center. Mais do que um atentado terrorista, o 11 de setembro marcou claramente o início do século XXI com o nascimento de um período pós guerra fria ( depois de uma década de 90 próspera e de liderança mundial para os americanos ) onde a maior preocupação dos Estados Unidos passa a ser seus inimigos invisíveis; os extremistas islâmicos e governos de países de regimes totalitários que pregam o anti americanismo. Nada de inimigos com poderio bélico equivalente, agora a questão é outra, a questão agora é vigiar, controlar o fluxo de pessoas e proteger o país de homens que morrem não tem o mínimo medo de morrer, eles "morrem por Alah". Melhor deixar a legitimidade da invasão do Afeganistão e do Iraque para outra postagem, mas fico aqui a ressalva para esse momento triste e ao mesmo tempo delimitador na história dos EUA e do Mundo.

- Em 2002, o Euro entra em vigor nos países da União Européia. Este fato foi muito importante para demonstrar a superação dos países europeus em um bloco econômico, instaurando uma única moeda para todos os seus membros, algo inédito. O Euro veio e vem até hoje concorrendo fortemente com o Dollar, o que mostra que agora temos mais de um pólo de poderio econômico no Mundo além dos EUA, sendo a Europa um deles.

- 2004: Tsunami no oceano índico. Não foi um fato qualquer, foi uma das maiores catástrofes naturais já ocorridas na humanidade. Em dezembro de 2004, um dia após o Natal, um terremoto de magnitude entre 9,1 e 9,3. ( um dos piores da história ) é registrado no Oceano Índico, próximo a Ilha de Sumatra, na Indonésia. Enormes onda gigantes de 10m foram formadas atingido diretamente o litoral de diversos países num raio de mais de 5.000km, desde Madagascar, Somália até a Indonésia e ilhas do pacífico, matando cerca de 220 mil pessoas. Foi uma catástrofe natural impossível de ser esquecida, infelizmente. Só como comparação, nos atentados de 11 de setembro cerca de 3 mil pessoas perderam a vida.

Continua..

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O "poderoso chefão" ataca novamente!


De quem eu poderia estar falando? Claro, de Silvio Berlusconi, o primeiro ministro italiano, que mais parece a "Amy Winehouse da bota", de tanto escândalo que se envolve. 

O cara, além de primeiro ministro, é o homem mais rico do país e ainda controla boa parte das mais importantes redes de entretenimento da Itália, como canais de TV. Ele é uma espécie de Roberto Marinho com a popularidade do Silvio Santos, e ainda com o poder da Dilma, ou seja, ele faz e diz o que quer. Agora, o senhor de 74 anos, foi acusado de pagar a uma bela jovem de 17 anos, marroquina, em troca de relações sexuais. Na Itália, a prostituição de menores de idade é proíbida, como já se supõe. Já não é a primeira vez que ele apronta das suas! 2 anos atrás, quando o presidente americano assumiu a presidência, Berlusconi disse que Obama era "bonito, jovem e bronzeado", o que não pegou nada bem a época, por seu tom racista e totalmente inapropriado para um chefe de estado. 

Em 2009, a popularidade do cara é abalada pois o mesmo é acusado de promover grandes festas e orgias sexuais regadas a álcool com prostitutas de luxo. Nesse mesmo ano, pouco tempo depois, um homem atacou o premier com uma miniatura metálica da Catedral de Milão ( original ele, não? kkk ), que lhe feriu o nariz e dois dentes... a imprensa italiana divulgou que o homem sofria de "problemas mentais" e estava internado desde 1999, será? Ano passado, Silvio Berlusconi e outros nomes da política da península sofreram duras críticas por uma série de denuncias ( de novo !!! ) de escândalos sexuais com garotas de programa, como mostra esta notícia: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/escandalos-sexuais-salpicam-classe-politica-italiana-20100214.html, em que o assessor do premier era acusado de conceder concessões de obras públicas para a organização da cúpula do G8 em troca de favores seuxais. Em relação a outras acusações que lhe eram individualmente conferidas, Berlusca sempre negava que pagasse pelo sexo e respondia categoricamente: "sou assim e não posso mudar". Pouco tempo depois, respondeu ainda de forma mais dura aos pedidos de renuncia do cargo, gerando grande repercussão na comunidade LGBT da Itália: "É melhor gostar de mulheres bonitas do que ser gay". 

No mais, fica bem claro que o cara tem interesses e preocupações muito maiores do que governar a Itália, parecendo mais um adolescente rico atrás de "fuqui fuqui" a todo momento do que um primeiro ministro, expondo uma conduta nada recomendável para um chefe de Estado e ainda rindo na cara de todos. Fala muito, fala mais do que o Lula... Hoje, 20/01, saiu uma nova matéria a respeito dos protestos e da crise política que vêm abalando a Itália, e as pessoas estão indo as ruas dizendo: "Basta Berlusconi!" Será o fim do todo poderoso e rico homem da mídia e da política que sempre gozou de alta popularidade? Só o tempo vai dizer, ele ainda é popular, um clássico populista de direita, não será fácil tirar o homem da cadeira... enquanto isso, ele manda....   e pega geral!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Somália - Homens e mulheres proibidos de apertar as mãos

Saiu no www.msn.com.br um artigo interessante da BBC: http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=27175226, com o seguinte título:

"Radicais proíbem aperto de mão entre homem e mulher na Somália"

O artigo fala a respeito de um grupo político que domina uma cidade chamada Jowar, no sul da Somália, que teria proibido pessoas de sexos diferentes de apertarem as mãos e até mesmo de andar lado a lado na rua, caso não sejam da mesma família, podendo sofrer punição através da Sharia ( leis islamicas ), provavelmente com "flagelação em praça pública" . A Somália é um país totalmente dominado pelo poder paralelo, lá o governo simplismente não manda em nada além de uma pequena parte da capital do país e só existe unidade na teoria e no mapa, pois na prática existem vários e vários chefões e "lideres" tribais que mandam e fazem o que querem na sua região. O fato é que por mais que no mundo todo existam ditaduras odiosas e absurdamente anti liberdades individuais.. essa da Somália bateu todos os recordes, podendo deixar até o rei e ditador da Arábia Saudita impressionado ( ou então orgulhoso ) com tamanha limitação na vida alheia... 


O argumento em nome do islamismo serve apenas de desculpa para tornar a vida das pessoas um verdadeiro inferno, em que tudo não pode ou vai contra a religião. Para aumentar ainda mais o absurdo, na reportagem também se comenta que as rádios da região foram proibidas de tocar músicas, pois canções foram consideradas pelos grupos radicais do país como "manifestações anti-islâmicas" e agora são transmitidos poemas muçulmanos. "Em 2009, militantes chegaram a proibir filmes e futebol e obrigaram os homens a usarem barbas em algumas regiões." Seria muito cômico se não fosse trágico! E nem vou entrar muito no questão da fome e miséria absoluta em que se encontra esse povo, onde ter comida em casa diariamente já é um desafio... É muito atraso. Em que época eles estão? Talvez os europeus nos feudos da Idade Média vivessem melhor e tivessem mais liberdade. O que vão fazer agora? Proibir esses somalis de respirar?

Um pouco do Brasil no século XXI

Em mais uma referência demografia, queria agora abordar a população brasileira. Como muitos devem saber, o Brasil vem crescendo muito rapidamente a mais de 100 anos, tanto é que na Copa de 70, 41 anos atrás, cantavam "90 milhões em ação, pra frente Brasil".. e  hoje teríamos que cantar "190 milhões em ação". O brasileiros mais que dobraram sua população nos últimos 40 anos e a tendência é ainda aumentar mais, mas.. muito mais lentamente! 

Nesse início do século XXI o Brasil passa por uma período de amadurecimento e diminuição da sua taxa de natalidade. Os brasileiros estão se casando menos do que décadas atrás, e quando casam, casam mais tarde e têm menos filhos. Hoje em dia a taxa de filhos por mulher em idade fértil está por volta de 1,8, abaixo da taxa de 2,1 responsável por mantém a população estável, mostrando que dentro de 20 ou 30 anos os brasileiros serão menos jovens e mais idosos ( pois por aqui cada vez se vive mais, atualmente mais de 70 anos ), e a população pode começar a decrescer, tendo um perfil parecido com a população européia de hoje. Ficando mais velhos, os brasileiros estão cada vez menos religiosos.. assunto que merece uma postagem só pra ele, é interessante notar que o número de evangélicos que vinha crescendo bastante, praticamente está se estabilizando e os católicos vem diminuindo muito: em 1980, 89% dos brasileiros se declaravam católicos, em 2010.. estimou-se que estes sejam entre 60% e 65%. 

Como comentei, em algumas décadas poderíamos ter índices parecidos com os europeus hoje, mas precisamos de outros fatores para nos tornar-mos desenvolvidos ou quase isso: continuar crescendo economicamente, diminuir a desigualdade entre ricos e pobres e o indice de criminalidade, por que nenhum país pode ter taxas altas como as nossas, é absurdo! E dar um  UP na infra estrutura e investimentos: com cidades mais modernas, muito menos favelização e mais moradia decente, portos e aeroportos de qualidade, auto estradas que prestem, sistema de trêns entre as cidades e metrô dentro delas e de preferência, dar uma mudada nas nossas mentes, no modo brasileiro de pensar com menos de jeitinho brasileiro e mais eficiência mesmo, por que isso as vezes faz com que sejamos muito paliativos.. não demos muita importância a política, a roubalheira que rola, à precariedade de escolas e hospitais... aí super faturam-se obras, rouba-se dinheiro público, o filho de presidente fica milionário do nada, os deputados aprovam aumentos de salário para eles próprios e não se investe como deveria. 

Dinheiro há e vem muito mais por aí com o crescimento econômico que segue, mas é revolucionando a educação e as mentes dos brasileiros, fazendo deles mentes mais pensantes e críticas, que o Brasil terá chances mais reais de se tornar o país de futuro, passando quem sabe um dia, ao país do presente!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Lhama, animal que rouba a cena nas montanhas sul americanas!

Estava eu ontem navegando na net, quando me deparei com uma foto muito original e hilária de duas lhamas... pesquisando mais sobre o assunto, percebi o quanto humanóide e engraçado é este ser, muito comum na Cordilheira dos Andes, presentes então principalmente no Peru e na Bolívia. O animal está inclusive presente na bandeira e no brasão da República do Peru ( é bom salientar, afinal muitos poderiam pensar que lá estivesse aquela ave de mesmo nome, que lembra um pavão sem plumas ou sei lá o que né ). Enfim.. fugindo um pouco do foco do blog, mas não totalmente.. afinal o Lhama faz parte da SOCIEDADE dos Andes e do COTIDIANO E CULTURA dos moradores da região kkk, apresento-lhes o animal mais engraçado, romântico, simpático e bem humorado da América do Sul, quem viu "A Nova Onda do Imperador" quando criança deve lembrar!

"Love is in the air", e reparem na expressão facial delas!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Por trás da realidade que vivenciamos: A CULTURA!

Uma das matérias mais legais do primeiro período era Antropologia. Antropo = Homem, logia = estudo; então, estudo do homem. Essa era a concepção que eu tinha antes de cursar a matéria: ela estuda a humanidade... tá, mas o que dela exatamente? Eu não tinha a menor idéia. O fato é que antropologia estuda o homem cultural, diferentemente da biologia que estuda o homem como ser biologico. Muito mais do que eu poderia imaginar, a antropologia abre a mente em relação a coisas que são tão intrínsecas dentro de nós, que as vezes nem notamos. Tive a matéria com o maior especialista em Oriente Médio do Brasil e um dos maiores do mundo, do núcleo de história e antropologia da UFF, assim sendo possível imergir dentro do mundo da cultura e pensar o mundo muito mais do jeito que ele é, mas por que ele é dessa forma e por que as pessoas se comportam de determinado modo. É claro que foi uma abordagem introdutória e pouco específica do estudo, isso é mais pra quem fez Ciências Sociais, mas de qualquer forma, foi bem esclarecedor.

Pra começar, é interessante notar como certas coisas que para nós são simples mas tão importantes, como dormir com o travesseiro embaixo da cabeça, não faz parte de imaginário de certos povos indígenas, que não sentem a menor falta e tendem até a ter menos problemas de coluna do que nós, que quando dormimos sem esse "indispensável" acessório noturno, acabamos por ter dores e desconfortos, fatalmente. Nosso organismo, nosso jeito é muito moldado pela cultura em que vivemos, muito mais do que imaginamos. O meio onde vivemos também influencia, mas não é tudo, afinal existem "N" possibilidades para um povo ser do jeito que é, mesmo morando em locais similares...  Certas comunidades eram matriarcais, sendo a mulher a líder e a provedora da família, sendo que isso cause quaisquer desconforto ao homens, eles nem entenderiam o por que de causar, se alguém viesse dizer; outros grupos sequer sabiam o que é guerra. É, pois é.... guerra para nós é algo inerente ao mundo e nós nunca paramos para pensar se o homem já nasceu sabendo o que era isso..

Não! Isso também é um aspecto cultural, pois é provado que muitos povos na América pré colonial não sabiam o que era guerra ou atacar com armas ( eles não entendiam por que chegar e matar alguém ) um povo vizinho e era impossível explicar-lhes, pois não entrava na cachola mesmo. Havia também um povo que não sabia o que era um laço familiar ou amizade. Por lá, as crianças eram totalmente destratadas e viviam as margens da sociedade, o sexo era feito de forma quase que "instintiva" e todo mundo desconfiava de todo mundo. Se viviam em comunidade, era por que não sabiam viver de outra forma, mas não existia nenhum tipo de laço bom entre eles, estavam sempre desconfiados uns dos outros, "passando a perna" em quem fosse e se matando, quase que literalmente. 

Felizmente.... nossa sociedade tem resquícios disso, mas já aprendeu o que são direitos humanos, leis e discernir como viver da melhor maneira possível. Aprendemos o que é consciência e o que é certo e errado, para muitas civilizações antigas isso não existia. Pois é, até o certo e o errado é um fator cultura, graças a Deus temos essa visão de mundo hoje, mas..... "graças a Deus"? Religião também é cultural haauhahuahauha Afinal se não formos educados da existência de Deus, ou pelo menos ouvirmos falar a respeito, dificilmente teremos a imaginação de pensar em algo tão complicado de se ter noção quanto Deus. E é claro, tudo que acontece no Mundo, os habitos, a convicções do tipo: "Uma pessoa tem que agir assim e não assado"; "Isso é um absurdo, já isto é louvável"; é fruto disso! Então é bom pensar que uma verdade absoluta para você pode ser, acredite, relativa. Só não relativizamos tudo por vivemos dentro de uma cultura o ideal é se adequar um pouco a ela, por que se não vira zona e a cultura está tão enraizada que não temos vontade de muda-la, pois isso é soa estranho, que dá medo.

É interessante notar também que quase todas as culturas do mundo, hoje, estão interligadas, e a tendência é que não exista cultura específica e que todas estejam entrelaçadas, porém cada uma com a sua particularidade. As trocas culturais são responsáveis pelas metamorfoses e pelas mudanças no modo de pensar dos povos através do tempo.

Uma nova América??


Resultado do novo censo de 2010 realizados nos EUA, foi publicada uma notícia bombastica para muitos norte americanos: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,populacao-hispanica-nos-eua-cresce-e-avanca-para-novas-cidades,656498,0.htm
OS EUA ESTÃO SE TORNANDO UM PAÍS CADA VEZ MAIS HISPÂNICO.
Para quem não sabe, hispânico é uma denominação utilizada nos censo e pelos americanos em geral ( muitos também usam a palavra "latins", latinos ) para classificar a população dos "states" de origem latino americana hispânica, ou seja, latino americanos de países colonizados por espanhóis. Por essa classificação, nós brasileiros seriamos classificados apenas pela nossa raça, seja ela branca ou negra, somos latinos sem sermos considerados hispânicos, também pudera, ainda não sabemos dançar salsa e merengue como nossos amigos e hermanos, nem temos tanta semelhança com essa população, que costuma ser amerindia ( uma mistura de colonizadores europeus com indigenas ), exceto na Argentina, Uruguai e Costa Rica.

O fato é que os Estados Unidos da América têm nada menos que 45 milhões de hispânicos em seu terrítório, sem contar os imigrantes ilegais, que são frequentemente perseguidos pela policia local. Saliantando que os calientes latino americanos têm mais filhos que o resto da população, afinal são mais "fogosos e gostam mais de sexo". Isso está arrepiando os cabelos dos brancos protestantes da América antiga que não suportam a ideia do país deles viram uma nova "Kubanacan" falando espanhol, comendo pimenta mexicana e ouvindo Ricky Martin. Minha opinião é até razoável aos nacionalistas de plantão. A cultura americana dos fast food, da beyoncé dançando com as três cores da bandeira e do inglês como lingua predominante devem continuar... Isso por que temos exemplos de que a cultura americana se adaptou e até agregou outras, mas triunfou em épocas passadas. Temos hoje mais do que 50 milhões de americanos descendentes de alemães nos Estados Unidos e sobraram poucos falando alemão e comendo chucrute, muito poucos. Grande maioria já está americanizado e adaptado a lingua e ao "american way of life". Mesmo exemplo temos no Brasil com os italianos que foram pra São Paulo, hoje são todos brasileiros, apesar de gostarem de comer massa. 

Com certeza que muito dessa cultura hispanica vai ficar, mas a raiz da cultura americana deve prevalecer, o que deve acontecer de verdade é uma mestiçagem de raças nos EUA, com mais gente morena ( mestiça ) e menos brancos e negros. Mas isso é tendência no Mundo, e por mais que os pró raça pura chorem, ia acontecer de uma forma ou de outra, fosse com a imigração de latinos ou com a própria mistura entre bracos e negros, habitantes antigos dos EUA, através da diminuição gradual do racismo e da cultura difundida de não misturar.

Cesare Battisti e Lula

Pra começar
O que o Brasil tem a ver com as leis italianas?
O que o Brasil tem a ver com o que a justiça italiana decide sobre seus criminosos e terroristas?

Tá, é obvio que um país tem que ter bom senso em sua "noção" de justiça, afinal se fomos considerar as leis iranianas, que são um desastre, realmente seria louvável uma reação de um governo como foi essa do Brasil agora em relação a Itália, mas nós sabemos que é completamente diferente... Cesari Battisti é um criminoso, matou gente, é um assassino italiano que ficou livre no nosso país como se fosse um mártir. Ainda por cima ficou preso aqui, sendo alimentado e sustentado com o nosso dinheiro. É Lula, essa ultima atitude polêmica do seu governo não foi nada boa, poderia ter acabado melhor, mas enfim....

Pelo menos soltaram o cara e não está mais sendo sustentado por nós, agora é esperar que algum esquerdista sinta pena do "pobre vitimado" e lhe dê um emprego, afinal o Brasil é um país de todos, até dos italianos!